Relatório do Projeto

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA EST. PROFESSORA HERMELINDA DE FIGUEIREDO, DURANTE A REALIZAÇÃO DO PROJETO CONNECT ESCOLA – 2013

A organização das atividades na Escola ProfªHermelinda de Figueiredo teve seu início em março de 2013.  As reuniões para planejamento e acompanhamento ocorreram sempre nas segundas-feiras, e possivelmente para o ano de 2014 continue na segunda-feira. Esta proposta nasceu a partir da necessidade de ações metodológicas que contribua para formação do educando enquanto cidadão, e que o leve a sistematizar informações relevantes para a compreensão e soluções de problemas existentes na escola.
O foco principal foi pensar na escola como um ambiente mais atraente; um lugar onde o conflito possa ser resolvido através do diálogo, uma escola contemporânea que ofereça um espaço de construção e vivência de um currículo, capaz de levar a uma ampliação das necessidades formativas do sujeito, contemplando as dimensões afetivas, ética, estética, social, cultural, política e cognitiva.
Foi pensando na escola, sobretudo, como gente que trabalha, que estuda, que se alegra, que reflete, que questiona, que cria estratégias e ações concreta para construção de um instrumento capaz de lidar com saberes provenientes de distintas experiências, e avançar na direção da escuta mútua e das trocas. Capazes de constituir um saber diferenciado. Neste contexto, buscou-se motivar os educandos e educadores a construírem conhecimentos significativos que possibilitem o desenvolvimento pessoal, resgatando a autoestima, principalmente em seu processo de aprendência.
Destacou-se ainda, a influencia dos âmbitos familiares e escolares na vida do educando, incorporando regras de comportamentos, limites e convivência, assim como encorajá-los a respeitarem as diferenças e praticarem a tolerância em sala de aula, no ambiente escolar e familiar.
Partindo desses pressupostos, respeitando a decisão do grupo, decidiu-se pelo tema gerador “construindo a escola que queremos”, onde foi abordados sub-temas diferentes e trabalhados de forma sincronizados, permitindo o entender de todas as turmas envolvidas.
O projeto foi muito prejudicado devido a greve da categoria, comprometendo e muito o andamento as atividades, não permitindo que fosse executado conforme o planejamento inicial. Mas, ainda assim; é possível observar de modo geral, consideráveis mudanças de posturas, atitudes, motivação e melhora de auto-estima nos educandos.
Subtemas desmembrados do tema gerador “Construindo a escola que queremos”.

·         Higiene corporal e Alimentação Saudável - 1º ano B (vespertino) profª Regiane e 1º ano A(matutino)– profª Luciana
Considerando que a educação alimentar deve ser iniciada na infância, período no qual o hábito alimentar é formado, as professoras das turmas iniciais preocuparam-se em oportunizar ações que promovem práticas alimentares mais saudáveis no ambiente escolar.
Os aluninhos do 1º ano B (vespertino) e 1º ano A (matutino), cumpriram seu papel com muita responsabilidade, ao apresentar e falar sobre o projeto "Alimentação Saudável e Saúde corporal". Mostraram conhecimento sobre o tema exposto e muita desenvoltura na forma pela qual conduziram os diálogos e recadinhos para os colegas (turma B vespertino, para os alunos do 6º ao 9º ano e a turma A matutino para os alunos do 2º ao 5º ano).


·         Eu amo minha pátria – 2º ano A e B –profª Edelza
Esta turma, a professora trabalhou a compreensão da Pátria através da valorização das características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o despertar do sentimento patriotismo.
O principal objetivo foi o de reconhecer, valorizar, amar e respeitar a Pátria, utilizando métodos de pesquisa e de produção de atividades com conteúdo histórico, compreendendo o sentido da letra dos Hinos. Dessa forma a houve a preocupação com a contribuição que os conteúdos de sala de aula dão para a formação de sujeitos cooperativos, livres para expressar suas idéias e capazes de aprender na troca de experiências com os outros, através de estudos, pesquisas, apresentações, manifestações cívicas; apresentação das Bandeiras e dos Hinos: Nacional, de Mato Grosso, de Cuiabá e da Independência.

·         A hora do conto – 3º ano A – profªLuziete
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Todos os materiais utilizados na confecção das pastas do conto e baú do conto, a professora trabalhou juntamente com os educandos o reaproveitamento de lixos produzido na própria escola... 

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Desenvolvendo o hábito da leitura, ampliando a comunicação oral e o vocabulário. Foi cultivado momentos de leitura por prazer, de maneira lúdica e criativa...
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Malas do conto oferecidas as turmas do período matutino, para que seja efetuado o empréstimopor três dias entre os coleguinhas da sala.Dentro da pasta contem um livro de historia, um kit (lápis preto, lápis de cores, apontador e borracha) um caderno (capa dura) e uma ficha (modificada dependendo do grau de desenvolvimento do aluno), para que os alunos preencham após a leitura do livro.


As turmas do período matutino (1º ao 5º ano), tiveram a oportunidade de se deliciar com uma viagem ao mundo da imaginação, proporcionado pelos alunos do 3º ano A, que caracterizados e representando alguns personagens, contaram histórias e incentivaram a leitura...

Momento riquíssimo para os alunos do 3º ano A, uma visita ao museu da Casa do Artesão, onde puderam vivenciar com muita alegria e empolgação, a história e a cultura da nossa terra através de trabalhos artesanais...  

Neste contexto, como proposta a uma educação intercultural, e por meio de ações que reconhecem o sentido e a identidade cultural, buscou-se constituir através do espaço, a construção de saberes diferenciados. O grupo teve como desafio (oficina), a elaboração de historinhas que relatasse ou descrevesse algo visualizado durante a visita, retratando a cultura regional. As melhores histórias, foram lidas pelos monitores para o grupo.


·         Raízes Cultural – 3º ano B –profª Helena

Aniversario de Cuiabá
Confecção de cerâmicas
Danças Siriri
Artesanatos e cultura cuiabana
Recreio - Danças mês Junino
Vivemos em um cenário sociocultural que afeta e modifica nossos hábitos, tradições, modo de trabalhar e de aprender. Apesar do surgimentode novas tecnologias de informação e comunicação, toda essa modernização, mesmo sabendoda importância delas para o desenvolvimento do ser humano, está deixando à parte a cultura e o interesse das crianças e jovens pela nossa tradição.


Produções - Adereços Cuiabano
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Festa Junina
Produções de artigos cuiabano -Reutilização
Recreio - Brincadeiras Juninas


Pensando nesta necessidade, que a professora Helena desenvolveu atividades que despertaramo interesse e o gosto pela tradição, sensibilizando sobre a importância de manter viva a nossa cultura. Pois, cultivar a tradição ajuda na sua formação moral, ética e intelectual; identificar os fatos e preservar a memóriada nossa cultura, e assim fazer renascer os hábitos, costumes, danças, culinária, indumentária e festas típicas da nossa terra.


Pintura em cerâmica
Produções no LI
Cadernetas
Interagindo via mensagens (e-mail)
Produções - Frutos regional


Nesse contexto, a interaçãopor meio de recursos tecnológicos no Laboratório de Informática, a utilização de conteúdos como extensão a sala de aula, foi marcante para os alunos do 3º ano durante o projeto. Momentos que, entre outras atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática, foram criados e-mails para toda a turma e estabelecido uma troca de informações (entre colegas) sobre o projeto via mensagens.


Arvore - Viola de cocho
Casa Artesão
Visita ao Museu
Chapéu de Cururueiro
Porta lápis

Momentosde ricos em aulas de campo, a turma teve a oportunidade de conhecer a arvore (uma das) que se retira a madeira para a confecção da viola de cocho, assim com uma visita ao Museu(Casa do Artesão), onde puderam vivenciar um pouco mais da história e da cultura Cuiabana, tiveram uma aula sobre a viola de cocho e oficina de como enfeitar o chapéu decorurueiro...  


Culminância/Apresentação Projeto
Exposição dos trabalhos
Produções diversas
Turma do 3º ano B


Na apresentação dos trabalhos, o aluno Vitor foi o mediador, explicando sobre os trabalhos desenvolvidos pela turma. A visitação aconteceu por turma, separadamente, para que as mesmas pudessem melhor prestigiar os trabalhos e principalmente para que tivessem conhecimento e oportunidade de desenvolver uma troca de informações sobre os projetos em andamento na escola, instigando a uma grande interaçãoe um só objetivo que é a construção de saberes. Além dos trabalhos expostos, a turma foi responsável pelas atividades na escola envolvendo as comemorações e homenagens como: aniversário de Cuiabá, aniversário da Escola, festa Junina e folclore (as atividades sobre folclores foram prejudicadas devido à greve).

   
·         Berçário de mudas – 4º ano A – profª Joelma
Debate e roda de conversa
Pesquisas
Vídeos e filme
Apresentação de cartazes
A proposta inicial consiste em trabalhar com os alunos do 4º ano A – profª Joelma (matutino), turma do + Educação profª Andrea Palú (vespertino), em parceria com a profª Vera Lúcia (Horto Florestal),com o propósito de montar um “berçário de mudas na escola”  para produzir mudas de plantas ornamentais. Um projeto piloto em Cuiabá com o objetivo de trabalhar os princípios biológicos e as técnicas de propagação de plantas ornamentais por sementes e por estaquia, detalhadamente, para diferentes espécies. 
Porem, devido à dificuldade financeira, não foi possível adquirir os materiais para instalação do berçário, e como o projeto estava sendo colocado em prática, aguardando apenas a parte física, deu-se um novo direcionamento paraPlantas Medicinais...
As mudas foram cultivadas nas residências
Exposição das mudas
Apresentação do projeto

As atividades seguiram, no sentido de resgatar a tradição do uso das plantas medicinais, sua utilização e localização, estabelecendo etapas para capacitar o aluno por meio de educação ambiental complementar e cultural.  As pesquisas realizadas foram focadas em plantas medicinais mais usadas pelas famílias, foram estimulados os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar para a importância e os benefícios das plantas medicinais para a saúde e montar uma exposição com mudas e imagens das plantas medicinais mais usadas pelos familiares.

  

·         Convivência, um exercício de valores – 4º ano B – profª Domingas
Neste trabalho teve-se como desafio principal o saber ouvir, sendo necessário abordar sub-temas com ações e articulações adequadas entre características pessoais e a capacidade de conviver e aprender com os outros.  A turma tinha como antecedentes sérios problemas referentes à convivência (desinteresse, apatia, conflitos, agressividade...) na escola e em sala de aula, e conseqüentemente um baixo desempenho em sala de aula.
A convivência democrática é a mola mestre do fazer, desenvolver e obter resultados, para isso, foi necessário realizar um árduo trabalho articulando e proporcionando diversos espaços nos quais promoveram o conhecimento capaz de conjugar competências,  compreensão da ética e a formação de valores envolvendo a relação do educando com o outro, a iniciar pela família, seguindo de intervenção através trabalho de autoestima, diversidade cultural e o respeito as diferenças sociais.
 Todos os dias do ano letivo começaram com um momento de bate-papo (diálogo, troca, negociações...).
Dessa forma, foi percebida uma transformação em todo o grupo, com atitudes como: harmonia, afetividade, carinho, compreensão; nas disciplinas curriculares demonstraram organização e comprometimento nos trabalhos, além da diminuição na evasão escolar. O educando precisa descobrir o que não vai bem com ele, em sala de aula e fora da escola, e procurar seus caminhos de melhorar o desempenho (ele precisa saber que é capaz), essa é a provocação.  A partir desse momento, ele passa a aprender e superar dificuldades com o auxilio do educador (que precisa estar disposto á intervenção de acordo com a necessidade), e o quadro começa a mudar.


·         Reciclar é necessário – 5º ano A – profª Vanda
Esta turma, todos os objetivos foram alcançados, envolveram com muito entusiasmo ao serem abordados sobre o tema reciclagem, turma essa que tinham sérios problemas de baixo desempenho, indisciplina, agressividade e evasão escolar.


Diante dessas questões procurou-se discutir a importância de cuidar e preservar a natureza e o meio ambiente.  


Foram desenvolvidas diversas atividades além da pintura, que os estimularam a reutilização de materiais recicláveis contextualizando e enriquecendo a sua prática pedagógica.

·         Transito – Uma questão de educação – 5º ano B – profª Natalice


Devido ao aumento do número de carros, adquiridos pela população, passamos a enfrentar grandes movimentações nas cidades. Por ter uma lei que não punia casos graves de imprudência no trânsito, muitos motoristas adotaram um estilo violento de dirigir, causando sérios problemas, chegando a causar acidentes graves e mortes. Pensando no transito caótico na cidade de Cuabá, devido as obras da Copa a professora Natalice desenvolveu um trabalho sistemático de reflexão e prevenção à acidentes de trânsito, envolvendo não só educando e educador mas toda a comunidade escolar.
É necessário criar ambientes e situações que gerem a construção do conhecimento, que possibilitem identificar o pensamento do aluno e acompanhá-lo. A experiência pedagógica desenvolveu os temas de maneira transversal respeitando os diferentes níveis de conhecimentos dos educandos, possibilitando, assim, a construção e reconstrução de suas hipóteses sobre o tema “transito”.


O projeto também contemplou os Temas Transversais: Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Desperdício sendo trabalhados em consonância com os componentes curriculares do ensino fundamental. Para tanto, não criamos uma aula específica para estudá-los, pois entendemos que os mesmos abordam questões sociais presentes na realidade, portanto, uma discussão integrada se faz necessária para que tenham significado e função social.


·         A escola e seu entorno – refletindo sobre as questões ambientais – 6º ano A – profª Ivani Buzato
Sensibilização e pesquisas no Laboratório de Informática.
Confecção de cestos para a separação dos lixos .

Confecção de árvore de Natal com objetos encontrados no entorno da escola.

O 6º ano A realizou um trabalho coletivamente com o objetivo de promover a elevação dos saberes  e valorizar cada vez mais a participação dos nossos alunos  que estão fazendo a diferença no ambiente escolar, onde desenvolveram suas ações ao pensar e discutir as práticas educativas. No decorrer das pesquisas os alunos fizeram visitas no parque Zé Bolo Flô... participaram de oficinas de reaproveitamento, reciclagem de materiais encontradas no entorno da escola e a separação do lixo (lixo eletrônico, lixo orgânico etc.). Sem deixar de ressaltar a importância da economia de água e eletricidade, tudo isso sendo trabalhado no ambiente escolar como uma prática do dia a dia.

·         Diversidade cultural – 7º ano A – profª Edna
O Brasil possui uma vasta diversidade cultural. Destacando alguns aspectos como a culinária, dança, religião entre outros. A turma do 7º ano A focou suas pesquisas na cultura cuiabana. Cuiabá tem sua cultura representada pela culinária que é riquíssima, pelo cururu e siriri sem deixar de destacar o artesanato produzido pelos moradores do Bairro São Gonçalo Beira Rio que faz parte da comunidade escolar, juntamente com a fauna e flora diversa regional. Destacamos as cinco regiões brasileiras (região norte, região nordeste, região sudeste, região centro-oeste, região sul). Houve demonstrações dos mapas de cada região, o número de habitantes, o línguajar e sotaques dos cuiabanos, objetos usados de cada região. Os alunos também citaram as interculturas que são as influencias de uma cultura que adentra em outra regional trazidas pelas migrações dentro do próprio Brasil. Descobrindo como somos influenciados a todo momento pela imensidão de contrates de culturas e tradições, fazemos parte e carregamos conosco um pouquinho desses costumes regionais aonde quer que estejamos.

·         Auto-estima, amar a si mesmo para valorizar o outro – 6º ano B – profº Leandro e
·         Conflitos versus cordialidade – 7º ano B – profºOtair Rondon
Este trabalho teve como componentes curriculares uma proposta interdisciplinar, portanto todas as disciplinas foram envolvidas a partir de atividades dinâmicas e criativas com produção, pesquisa, exposição, entrevista, debate, palestra, gincana, etc.

Esse projeto buscou, em sua essência, tomar para si esse desafio atual e trabalhar o tema de valores, na intenção de procurar, tanto nas questões práticas do cotidiano quanto no conforto com a realidade social excludente, desenvolver o senso de respeito, justiça, solidariedade e responsabilidade social.

Apostamos na aproximação da família com a escola seja pré-requisito indispensável nesse processo, posto que a formação de valores origina-se e consolida-se verdadeiramente na família.
Acreditamos que o trabalho de sensibilização e conscientização sobre ética e felicidade; ética e cidadania; paz e a solidariedade fortaleçam os laços afetivos da comunidade escolar e na melhora da autoestima dos educandos.

·         Água, conhecer para preservar – 8º ano A – profª Laura
Sensibilização e pesquisas.
Visita a Empresa Água Lebrinha em Chapada dos Guimarães.
Vistoria contra o desperdício de água dentro da escola.
Culminância do Projeto.
Os alunos do 8º ano A proporcionou um aprofundamento nos conhecimentos sobre a importância da água e seus aspectos sócio-culturais, possibilitando através da conscientização a preservação e a economia. Acima, como mostra as imagens, os alunos primeiro fizeram as pesquisas no laboratório de informática para obter uma bagagem precisa e então partir para aula de campo: visita na empresa água Lebrinha em Chapada dos Guimarães. Teve como objetivo principal despertar a necessidade de uma mudança de postura em relação a esse bem precioso (água), dando-lhe a devida valorização, economizando e preservando-o.

·         Desenvolvimento humano – 8º ano B – profª Ana Paula
                             
Desenvolvimento Humano é um tema que gera um leque de assuntos, com isso a profª Ana Paula com a turma do 8º Ano B direcionaram-no em dois aspectos:
Aspectos biológicos: foi trabalhado o desenvolvimento humano biológico desde o momento da fecundação até a morte; conhecendo cada etapa da evolução de nossa espécie, através de uma série de aulas com apoio de pesquisas (web), livros e muitos vídeos.
Aspectos culturais: capacidades intelectuais e etnicas religiosas foram estudadas também com intuito de deixar o processo mais completo e rico em informações.

·         Jornal da Escola – 9º ano A –
Apenas iniciou as atividades, houve troca de professores durante o ano letivo

·         Primeiro emprego – 9º ano B – profº Marco Antonio
Não realizou nenhuma atividade referente ao projeto da turma.


Resultados atingidos:
Os resultados demonstraram que toda ação pautada nos valores tem visibilidade e é muito importante para o crescimento e desenvolvimento do educando, mesmo considerando que o projeto de 2013 foi muito prejudicado devido à greve da categoria, comprometendo e muito o andamento das atividades, não permitindo que fosse executado conforme o planejamento inicial. Mas, ainda assim; é possível observar de modo geral, consideráveis mudanças de posturas, atitudes, motivação e melhora de auto-estima, maior interação nas relações humanas de empatia e tolerância. Nesse processo de troca, os educandos demonstraram entre si maior envolvimento com o fortalecimento da amizade, do respeito, da capacidade de perdoar e nas rotinas de sala de aula, mais desenvoltura nas atividades em grupos, diminuição na evasão escolar e maior comprometimento com as atividades pedagógicas. Foi importante para nossa equipe desenvolver um projeto como esse e reafirmamos nossa preocupação em formar cidadãos críticos e autônomos, embasados nos valores.

Laboratório de Informática da EE Profª Hermelinda de Figueiredo

Tecnica de LI:  Mônica A. dos Santos Afonso e Vanessa Diniz Lopes 

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