RELATÓRIO DAS ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS NA ESCOLA EST. PROFESSORA HERMELINDA DE FIGUEIREDO, DURANTE A
REALIZAÇÃO DO PROJETO CONNECT ESCOLA – 2013
A organização das atividades na
Escola ProfªHermelinda de Figueiredo teve seu início em março de 2013. As reuniões para planejamento e
acompanhamento ocorreram sempre nas segundas-feiras, e possivelmente para o ano
de 2014 continue na segunda-feira. Esta proposta nasceu a partir da necessidade de
ações metodológicas que contribua para formação do educando enquanto cidadão, e
que o leve a sistematizar informações relevantes para a compreensão e soluções
de problemas existentes na escola.
O foco principal foi pensar na escola como um ambiente mais atraente; um
lugar onde o conflito possa ser resolvido através do diálogo, uma escola contemporânea
que ofereça um
espaço de construção e vivência de um currículo, capaz de
levar a uma ampliação das necessidades formativas do sujeito, contemplando as
dimensões afetivas, ética, estética, social, cultural, política e cognitiva.
Foi pensando na escola, sobretudo, como gente que trabalha, que estuda, que se alegra, que
reflete, que questiona, que cria estratégias e ações concreta para construção de um
instrumento capaz de lidar com saberes provenientes de distintas experiências,
e avançar na direção da escuta mútua e das trocas. Capazes de constituir um
saber diferenciado. Neste contexto, buscou-se motivar os educandos e educadores
a construírem conhecimentos significativos que possibilitem o desenvolvimento
pessoal, resgatando a autoestima, principalmente em seu processo de
aprendência.
Destacou-se ainda, a influencia dos âmbitos familiares e escolares na
vida do educando, incorporando regras de comportamentos, limites e convivência,
assim como encorajá-los a respeitarem as diferenças e praticarem a tolerância
em sala de aula, no ambiente escolar e familiar.
Partindo desses pressupostos, respeitando a decisão do grupo, decidiu-se
pelo tema gerador “construindo a escola que queremos”, onde foi abordados
sub-temas diferentes e trabalhados de forma sincronizados, permitindo o entender de todas as turmas
envolvidas.
O projeto foi muito prejudicado devido a greve da categoria,
comprometendo e muito o andamento as atividades, não permitindo que fosse executado conforme o
planejamento inicial. Mas, ainda assim; é possível observar de modo geral,
consideráveis mudanças de posturas, atitudes, motivação e melhora de auto-estima
nos educandos.
Subtemas desmembrados do tema gerador “Construindo a escola que queremos”.
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Higiene corporal e Alimentação Saudável - 1º
ano B (vespertino) profª Regiane e 1º ano A(matutino)– profª Luciana
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Considerando que a educação alimentar deve ser iniciada na infância,
período no qual o hábito alimentar é formado, as professoras das turmas
iniciais preocuparam-se em oportunizar ações que promovem práticas
alimentares mais saudáveis no ambiente escolar.
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Os aluninhos do 1º ano B (vespertino) e 1º ano A (matutino), cumpriram seu papel com muita
responsabilidade, ao apresentar e falar sobre o projeto "Alimentação
Saudável e Saúde corporal". Mostraram
conhecimento sobre o tema exposto e muita desenvoltura
na forma pela qual conduziram os diálogos e recadinhos para os colegas
(turma B vespertino, para os alunos do 6º ao 9º ano e a turma A
matutino para os alunos do 2º ao 5º ano).
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Eu amo minha
pátria – 2º ano A e B –profª Edelza
Esta turma, a professora trabalhou a
compreensão da Pátria através da valorização das características fundamentais
do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para
construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o
despertar do sentimento patriotismo.
O principal objetivo foi o de reconhecer, valorizar, amar e respeitar a Pátria, utilizando métodos de pesquisa e de produção de atividades com conteúdo histórico, compreendendo o sentido da letra dos Hinos. Dessa forma a houve a preocupação com a contribuição que os conteúdos de sala de aula dão para a formação de sujeitos cooperativos, livres para expressar suas idéias e capazes de aprender na troca de experiências com os outros, através de estudos, pesquisas, apresentações, manifestações cívicas; apresentação das Bandeiras e dos Hinos: Nacional, de Mato Grosso, de Cuiabá e da Independência. |
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A hora do conto – 3º ano A – profªLuziete
Este projeto é uma continuidade de 2012. A
professora teve como objetivo principal, contemplar todas as turmas do período
matutino, incentivando a formação do hábito pela leitura na idade em que todos
os hábitos se formam, isto é, na infância. Neste sentido, a literatura infantil
é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e
sentimentos de forma prazerosa e significativa.
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Raízes Cultural – 3º ano B –profª Helena
Aniversario de Cuiabá
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Confecção de cerâmicas
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Danças Siriri
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Artesanatos e cultura cuiabana
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Recreio - Danças mês Junino
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Vivemos
em um cenário sociocultural que afeta e modifica nossos hábitos, tradições,
modo de trabalhar e de aprender. Apesar do surgimentode novas tecnologias de
informação e comunicação, toda essa modernização, mesmo sabendoda importância
delas para o desenvolvimento do ser humano, está deixando à parte a cultura e
o interesse das crianças e jovens pela nossa tradição.
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Produções - Adereços Cuiabano
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Festa Junina
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Produções de artigos cuiabano -Reutilização
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Recreio
- Brincadeiras Juninas
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Pensando
nesta necessidade, que a professora Helena desenvolveu atividades que despertaramo
interesse e o gosto pela tradição, sensibilizando sobre a importância de
manter viva a nossa cultura. Pois, cultivar a tradição ajuda na sua formação
moral, ética e intelectual; identificar os fatos e preservar a memóriada
nossa cultura, e assim fazer renascer os hábitos, costumes, danças,
culinária, indumentária e festas típicas da nossa terra.
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Pintura em cerâmica
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Produções no LI
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Cadernetas
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Interagindo via mensagens (e-mail)
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Produções - Frutos regional
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Nesse contexto, a interaçãopor meio de recursos tecnológicos no Laboratório de
Informática, a utilização de conteúdos como
extensão a sala de aula, foi marcante para os alunos do 3º ano durante o
projeto. Momentos que, entre outras atividades desenvolvidas no Laboratório
de Informática, foram criados e-mails para toda a turma e estabelecido uma
troca de informações (entre colegas) sobre o projeto via mensagens.
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Arvore - Viola de cocho
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Casa Artesão
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Visita ao Museu
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Chapéu
de Cururueiro
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Porta lápis
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Momentosde ricos em aulas de campo, a turma teve a oportunidade de
conhecer a arvore (uma das) que se retira a madeira para a confecção da viola
de cocho, assim com uma visita ao Museu(Casa do Artesão), onde puderam
vivenciar um pouco mais da história e da cultura Cuiabana, tiveram uma aula
sobre a viola de cocho e oficina de como enfeitar o chapéu decorurueiro...
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Culminância/Apresentação Projeto
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Exposição dos trabalhos
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Produções diversas
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Turma do 3º ano B
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Na apresentação dos trabalhos, o aluno Vitor foi o mediador, explicando
sobre os trabalhos desenvolvidos pela turma. A visitação aconteceu por turma,
separadamente, para que as mesmas pudessem melhor prestigiar os trabalhos e
principalmente para que tivessem conhecimento e oportunidade de desenvolver
uma troca de informações sobre os projetos em andamento na escola, instigando
a uma grande interaçãoe um só objetivo que é a construção de saberes. Além
dos trabalhos expostos, a turma foi responsável pelas atividades na escola
envolvendo as comemorações e homenagens como: aniversário de Cuiabá,
aniversário da Escola, festa Junina e folclore (as atividades sobre folclores
foram prejudicadas devido à greve).
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Berçário de mudas – 4º ano A – profª Joelma
Debate e roda de conversa
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Pesquisas
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Vídeos e filme
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Apresentação de cartazes
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A proposta inicial consiste em trabalhar
com os alunos do 4º ano A – profª Joelma (matutino), turma do + Educação
profª Andrea Palú (vespertino), em parceria com a profª Vera Lúcia (Horto
Florestal),com o propósito de montar um “berçário de mudas na escola” para produzir mudas de plantas ornamentais.
Um projeto piloto em Cuiabá com o objetivo de trabalhar os princípios
biológicos e as técnicas de propagação de plantas ornamentais por sementes e
por estaquia, detalhadamente, para diferentes espécies.
Porem, devido à
dificuldade financeira, não foi possível adquirir os materiais para instalação
do berçário, e como o projeto estava sendo colocado em prática, aguardando
apenas a parte física, deu-se um novo direcionamento paraPlantas Medicinais...
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As mudas foram cultivadas nas
residências
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Exposição das mudas
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Apresentação do projeto
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As atividades seguiram, no sentido de
resgatar a tradição do uso das plantas medicinais, sua utilização e
localização, estabelecendo etapas para capacitar o aluno por meio de educação
ambiental complementar e cultural. As
pesquisas realizadas foram focadas em plantas medicinais mais usadas pelas
famílias, foram estimulados os alunos a construírem seu próprio conhecimento
no contexto interdisciplinar para a importância e os benefícios das plantas
medicinais para a saúde e montar uma exposição com mudas e imagens das
plantas medicinais mais usadas pelos familiares.
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Convivência, um exercício de valores – 4º ano B
– profª Domingas
Neste trabalho teve-se como desafio principal o saber ouvir, sendo necessário abordar sub-temas com ações e articulações
adequadas entre características
pessoais e a capacidade de conviver e
aprender com os outros. A turma
tinha como antecedentes sérios problemas referentes à convivência (desinteresse,
apatia, conflitos, agressividade...) na escola e em sala de aula, e
conseqüentemente um baixo desempenho em sala de aula.
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A convivência democrática é a mola mestre do
fazer, desenvolver e obter resultados, para isso, foi necessário realizar um
árduo trabalho articulando e proporcionando diversos espaços nos quais promoveram
o conhecimento capaz de conjugar competências, compreensão da ética e a formação de valores envolvendo a relação do educando com o outro, a iniciar
pela família, seguindo de intervenção através trabalho de autoestima,
diversidade cultural e o respeito as diferenças sociais.
Todos os dias do ano letivo começaram com um
momento de bate-papo (diálogo, troca, negociações...).
Dessa forma, foi
percebida uma transformação em todo o grupo, com atitudes como: harmonia,
afetividade, carinho, compreensão; nas disciplinas curriculares demonstraram
organização e comprometimento nos trabalhos, além da diminuição na evasão
escolar. O educando precisa descobrir o que não vai bem com ele, em sala de
aula e fora da escola, e procurar seus caminhos de melhorar o desempenho (ele
precisa saber que é capaz), essa é a provocação. A partir
desse momento, ele passa a aprender e superar dificuldades com o auxilio do
educador (que precisa estar disposto á intervenção de acordo com a
necessidade), e o quadro começa a mudar.
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Esta turma, todos os objetivos
foram alcançados, envolveram com muito entusiasmo
ao serem abordados sobre o tema reciclagem, turma essa que tinham sérios
problemas de baixo desempenho, indisciplina, agressividade e evasão escolar.
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Diante dessas questões procurou-se discutir a importância
de cuidar e preservar a natureza e o meio ambiente.
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Foram desenvolvidas diversas
atividades além da pintura, que os estimularam a reutilização de materiais
recicláveis contextualizando e enriquecendo a sua prática pedagógica.
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Transito – Uma questão de educação – 5º ano B –
profª Natalice
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Devido ao aumento do número
de carros, adquiridos pela população, passamos a enfrentar grandes
movimentações nas cidades. Por ter uma lei que não punia casos graves de imprudência no trânsito, muitos
motoristas adotaram um estilo violento de dirigir, causando sérios problemas,
chegando a causar acidentes graves e mortes. Pensando no transito caótico na
cidade de Cuabá, devido as obras da Copa a professora Natalice desenvolveu um
trabalho sistemático de reflexão e prevenção à acidentes de trânsito,
envolvendo não só educando e educador mas toda a comunidade escolar.
É necessário criar ambientes e situações que gerem a construção do
conhecimento, que possibilitem identificar o pensamento do aluno e
acompanhá-lo. A experiência pedagógica desenvolveu os temas de maneira
transversal respeitando os diferentes níveis de conhecimentos dos educandos,
possibilitando, assim, a construção e reconstrução de suas hipóteses sobre o tema
“transito”.
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O projeto também contemplou os Temas Transversais: Ética, Meio
Ambiente, Pluralidade Cultural e Desperdício sendo trabalhados em consonância
com os componentes curriculares do ensino fundamental. Para tanto, não
criamos uma aula específica para estudá-los, pois entendemos que os mesmos
abordam questões sociais presentes na realidade, portanto, uma discussão integrada
se faz necessária para que tenham significado e função social.
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A escola e seu entorno – refletindo sobre as
questões ambientais – 6º ano A – profª Ivani Buzato
Sensibilização e pesquisas no Laboratório de Informática.
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Confecção de cestos para a separação dos lixos .
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Confecção de árvore de Natal com objetos encontrados no
entorno da escola.
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O 6º ano A realizou um trabalho
coletivamente com o objetivo
de promover a elevação dos saberes e
valorizar cada vez mais a participação dos nossos alunos que estão
fazendo a diferença no ambiente escolar, onde desenvolveram suas ações ao
pensar e discutir as práticas educativas. No decorrer das pesquisas os alunos
fizeram visitas no parque Zé Bolo Flô... participaram de oficinas de reaproveitamento,
reciclagem de materiais encontradas no entorno da escola e a separação do
lixo (lixo eletrônico, lixo orgânico etc.). Sem deixar de ressaltar a
importância da economia de água e eletricidade, tudo isso sendo trabalhado no
ambiente escolar como uma prática do dia a dia.
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Diversidade cultural – 7º ano A – profª Edna
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O Brasil possui uma vasta
diversidade cultural. Destacando alguns aspectos como a culinária, dança,
religião entre outros. A turma do 7º ano A focou suas pesquisas na cultura
cuiabana. Cuiabá tem sua cultura representada pela culinária que é
riquíssima, pelo cururu e siriri sem deixar de destacar o artesanato
produzido pelos moradores do Bairro São Gonçalo Beira Rio que faz parte da
comunidade escolar, juntamente com a fauna e flora diversa regional.
Destacamos as cinco regiões brasileiras (região norte, região nordeste,
região sudeste, região centro-oeste, região sul). Houve demonstrações dos
mapas de cada região, o número de habitantes, o línguajar e sotaques dos
cuiabanos, objetos usados de cada região. Os alunos também citaram as
interculturas que são as influencias de uma cultura que adentra em outra
regional trazidas pelas migrações dentro do próprio Brasil. Descobrindo como
somos influenciados a todo momento pela imensidão de contrates de culturas e
tradições, fazemos parte e carregamos conosco um pouquinho desses costumes
regionais aonde quer que estejamos.
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Auto-estima, amar a si mesmo para valorizar o
outro – 6º ano B – profº Leandro e
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Conflitos versus cordialidade – 7º ano B –
profºOtair Rondon
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Este trabalho teve como
componentes curriculares uma proposta interdisciplinar, portanto todas as
disciplinas foram envolvidas a partir de atividades dinâmicas e criativas com
produção, pesquisa, exposição, entrevista, debate, palestra, gincana, etc.
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Esse projeto buscou, em sua
essência, tomar para si esse desafio atual e trabalhar o tema de valores, na
intenção de procurar, tanto nas questões práticas do cotidiano quanto
no conforto com a realidade social excludente, desenvolver o senso
de respeito, justiça, solidariedade e responsabilidade social.
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Apostamos na aproximação da
família com a escola seja pré-requisito indispensável nesse processo, posto
que a formação de valores origina-se e consolida-se verdadeiramente na
família.
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Acreditamos que o trabalho de
sensibilização e conscientização sobre ética e felicidade; ética e cidadania;
paz e a solidariedade fortaleçam os laços afetivos da comunidade escolar e na
melhora da autoestima dos educandos.
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Água, conhecer para preservar – 8º ano A –
profª Laura
Sensibilização e pesquisas.
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Visita a Empresa Água Lebrinha em Chapada dos Guimarães.
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Vistoria contra o desperdício de água dentro da escola.
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Culminância do Projeto.
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Os alunos do 8º ano A proporcionou um aprofundamento nos conhecimentos
sobre a importância da água e seus aspectos sócio-culturais, possibilitando
através da conscientização a preservação e a economia. Acima, como mostra as
imagens, os alunos primeiro fizeram as pesquisas no laboratório de
informática para obter uma bagagem precisa e então partir para aula de campo:
visita na empresa água Lebrinha em Chapada dos Guimarães. Teve como objetivo
principal despertar a necessidade de uma mudança de postura em relação a esse
bem precioso (água), dando-lhe a devida valorização, economizando e
preservando-o.
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Desenvolvimento humano – 8º ano B – profª Ana
Paula
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Desenvolvimento Humano é um tema que gera um leque de assuntos, com
isso a profª Ana Paula com a turma do 8º Ano B direcionaram-no em dois
aspectos:
Aspectos biológicos: foi trabalhado o desenvolvimento humano biológico
desde o momento da fecundação até a morte; conhecendo cada etapa da evolução
de nossa espécie, através de uma série de aulas com apoio de pesquisas (web),
livros e muitos vídeos.
Aspectos culturais: capacidades intelectuais e etnicas religiosas
foram estudadas também com intuito de deixar o processo mais completo e rico
em informações.
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Jornal da Escola – 9º ano A –
Apenas iniciou as atividades, houve troca de professores durante o ano
letivo
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Primeiro emprego – 9º ano B – profº Marco
Antonio
Não
realizou nenhuma atividade referente ao projeto da turma.
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Resultados
atingidos:
Os resultados demonstraram que toda ação pautada nos valores tem visibilidade e é muito importante para o crescimento e desenvolvimento
do educando, mesmo considerando que o projeto de 2013 foi muito prejudicado devido à
greve da categoria, comprometendo e muito o andamento das atividades, não permitindo que fosse executado conforme o
planejamento inicial. Mas, ainda assim; é possível observar de modo geral,
consideráveis mudanças de posturas, atitudes, motivação e melhora de auto-estima,
maior interação nas
relações humanas de empatia e tolerância. Nesse processo de troca, os educandos
demonstraram entre si maior envolvimento com o fortalecimento da amizade, do
respeito, da capacidade de perdoar e nas rotinas de sala de aula, mais
desenvoltura nas atividades em grupos, diminuição na evasão escolar e maior comprometimento
com as atividades pedagógicas. Foi importante para nossa equipe desenvolver um
projeto como esse e reafirmamos nossa preocupação em formar cidadãos críticos e
autônomos, embasados nos valores.
Laboratório de Informática da EE Profª Hermelinda de Figueiredo
Tecnica de LI: Mônica A. dos Santos
Afonso e Vanessa Diniz Lopes
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