Sobre o Projeto

Esta proposta nasceu a partir da necessidade de ações metodológicas que possa contribuir para formação do educando enquanto cidadão (discussões, reflexões), que possa sistematizar informações relevantes para a compreensão e soluções de problemas existentes na escola. Pensou-se na escola como um ambiente mais atraente; um lugar onde o conflito possa ser resolvido através do diálogo, uma escola contemporânea que ofereça um espaço de construção e vivência de um currículo, capaz de levar a uma ampliação das necessidades formativas do sujeito, contemplando as dimensões afetivas, ética, estética, social, cultural, política e cognitiva.


Introdução
O projeto Connect Escola 2013 da Escola Estadual Professora Hermelinda de Figueiredo, tem como proposta motivar os educandos e educadores a construírem conhecimentos significativos que possibilitem o desenvolvimento pessoal, resgatando a autoestima, principalmente em seu processo ensino aprendizagem. Destacar ainda a influência dos âmbitos familiares e escolares na vida do educando, incorporando regras de comportamentos e convivência, assim como encorajá-los a respeitarem diferenças e praticarem a tolerância em sala de aula, no ambiente escolar e familiar.

Justificativa
Elaborar e implementar o presente projeto nesta escola, pela necessidade de ações que possibilitem à criança e do adolescente a construção de novos significados na educação, como processo indispensável para sua formação como pessoa.  Visa principalmente, atender as demandas detectadas na escola buscando manter no cotidiano das aulas, atividades utilizando as ferramentas tecnológicas, considerando que os educandos já têm incorporado na rotina escolar as aulas no Laboratório de Informática através de projetos temáticos.
Objetivo geral
Tem como objetivo principal, promover o desenvolvimento pessoal e social da criança e do adolescente resgatando valores (respeito mútuo, amor próprio, solidariedade, autoestima...) através da reflexão e do aprofundamento de questões como: sexualidade, indisciplina, adversidade cultural, patriotismo, meio ambiente, e propor aos educandos rever e ampliar conceitos e condutas ao lidar com esses temas na escola.
Oportunizar melhoria na qualidade e produtividade do ensino e aprendizagem através da utilização da tecnologia da Informação e comunicação, integrando educação, tecnologia e cidadania promovendo assim, inclusão digital, e conseqüentemente, social.

Desenvolvimento
Ações metodológicas propostas a serem desenvolvidas pela equipe docente, em consonância com a comunidade escolar, buscando o cumprimento dos objetivos propostos neste projeto:
1.    As equipes serão divididas da seguinte forma: cada turma terá um subtema e será acompanhado e orientado pelo professor conselheiro de classe;
2.    Será proposto para cada turma, o desenvolvimento de uma meta, conforme descriminado no diagrama a seguir;
3.    Cada equipe de trabalho terá de desenvolver um subprojeto, que atenda às necessidades e/ou objetivos do projeto principal do tema gerador;
4.    Distribuição e preenchimento do Formulário de Planejamento Pedagógico para a sistematização dos subprojetos de cada equipe de trabalho, obedecendo aos prazos estipulados conforme cronograma em anexo;
5.    Será estabelecido em cronograma, o período para o desenvolvimento das metas propostas, bem como afixada a data para a apresentação da culminância dos trabalhos;
6.    Todas as temáticas a serem propostas, terão mecanismos de ação, criados e disponibilizados por cada grupo, na busca de materiais e referenciais de pesquisa para a concretização dos objetivos do projeto;
7.    As temáticas dos subprojetos serão desmembramentos do Tema Gerador – “Construindo a escola que queremos” – um estudo de caso;
8.    Socialização dos resultados da pesquisa serão durante a culminância, os grupos irão compor ambientes em salas temáticas, expondo o resultado dos projetos em consonância com os objetivos estabelecidos a principio.

Metodologia
·         A proposta é trabalhar com os mapas conceituais.
·         Cada grupo, ao final de seu estudo, elaborará um mapa conceitual acerca da pesquisa, conforme os conhecimentos adquiridos ao longo do estudo.
·         Respeitar as diferentes configurações familiares reveladas no grupo de colegas.
·         Apreciar, valorizar e respeitar a diversidade cultural presente na sociedade em que vivemos.
·         Transformar novos conhecimentos em novas atitudes e ações concretas para que, despertando a consciência crítica, cada aluno possa ser um multiplicador dentro de suas famílias e comunidade;
·         Valorizar a Educação para o Trânsito dentro da vida escolar, com o objetivo de melhorar nossas atitudes evitando acidentes e preservando a vida; Compreender a escola como espaço de convivência, tendo o respeito mútuo como um dos princípios fundamentais da ética e do convívio democrático.
·         Reconhecer que todos merecem ser tratados com dignidade, respeitando a singularidade de cada um.
·         Avaliar as ações humanas e as suas conseqüências na paisagem do lugar;
·         Perceber como o lugar em que está inserida a escola reflete a Educação sócio ambiental;
·         Explicar, sucintamente, como o projeto será desenvolvido (ações, atividades previstas, meios de realização), detalhar como as diferentes etapas serão implementadas e qual a inter-relação entre as mesmas, indicar os mecanismos de acompanhamento e avaliação do projeto “Construindo a escola que queremos”.

1.    Desempenho dos professores de forma interdisciplinar, utilizando:  Pesquisas, entrevistas, palestras, confecções de cartazes, murais, filmes, poesias, redações, produções textuais, dramatizações confecção de jornal, seminários, banners, mapas, HQ’s, vídeos, oficinas, debates, roda de conversas, como auxilio na fixação dos assuntos e conteúdos abordados estimulando opiniões.
2.  Protagonismo juvenil – Neste projeto considera-se a participação dos alunos no planejamento, na execução, na avaliação e na apropriação dos resultados da ação.
3. Organização de evento para:
·         Socialização de atividades desenvolvidas no decorrer do Projeto.
·         Envolvimento da comunidade em forma de parceria e voluntariado;
·         Ciclo de estudos entre educadores sobre os temas.
·         Produção de vídeo pelos alunos.
O vídeo é um espaço democrático, em que crianças e jovens de diferentes origens tem a oportunidade de se encontrar e mostrar o que pensa e produzem. O processo de criação do vídeo é importante para a construção do pensamento. O objetivo é trabalhar a autoestima, é estimular os jovens a se expressar, a mostrar seu ponto de vista de uma forma evolutiva com a utilização da ferramenta audiovisual.
Pesquisa de depoimentos colhidos em várias fontes, preservando a identidade do usuário, se for preciso.

Resultados esperados
·         Esperamos otimização, com grande parte da participação do alunado e da comunidade em geral;
·         A divulgação dos trabalhos deve ser ampla, pois através deles, haverá um índice de credibilidade cada vez maior, e através dos resultados trazer parcerias e pais para dentro da escola;
·         Melhoria das condições socioeconômicas das crianças e jovens atendidos no respectivo projeto;
  • Elevação da autoestima dos mesmos.
  • Melhora na nota do IDEB da escola.

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