Esta proposta
nasceu a partir da necessidade de ações metodológicas que possa contribuir para
formação do educando enquanto cidadão (discussões, reflexões), que possa
sistematizar informações relevantes para a compreensão e soluções de problemas
existentes na escola. Pensou-se na escola como um ambiente mais atraente; um
lugar onde o conflito possa ser resolvido através do diálogo, uma escola contemporânea que ofereça um espaço de construção e vivência de um currículo, capaz de
levar a uma ampliação das necessidades formativas do sujeito, contemplando as
dimensões afetivas, ética, estética, social, cultural, política e cognitiva.
Introdução
O
projeto Connect Escola 2013 da Escola Estadual Professora Hermelinda de
Figueiredo, tem como proposta motivar os educandos e educadores a construírem
conhecimentos significativos que possibilitem o desenvolvimento pessoal, resgatando a
autoestima, principalmente em seu processo
ensino aprendizagem. Destacar ainda a influência dos âmbitos familiares e
escolares na vida do educando, incorporando regras de comportamentos e
convivência, assim como encorajá-los a respeitarem diferenças e praticarem a
tolerância em sala de aula, no ambiente escolar e familiar.
Justificativa
Elaborar e implementar o presente projeto nesta escola, pela
necessidade de ações que possibilitem à criança e do adolescente a construção
de novos significados na educação, como processo indispensável para sua
formação como pessoa. Visa principalmente,
atender as demandas detectadas na escola buscando manter no cotidiano das aulas,
atividades utilizando as ferramentas tecnológicas, considerando que os educandos
já têm incorporado na rotina escolar as aulas no Laboratório de Informática
através de projetos temáticos.
Objetivo geral
Tem como objetivo principal, promover o desenvolvimento
pessoal e social da criança e do adolescente resgatando valores (respeito
mútuo, amor próprio, solidariedade, autoestima...) através da reflexão e do
aprofundamento de questões como: sexualidade, indisciplina, adversidade
cultural, patriotismo, meio ambiente, e propor aos educandos rever e ampliar
conceitos e condutas ao lidar com esses temas na escola.
Oportunizar
melhoria na qualidade e produtividade do ensino e aprendizagem através da
utilização da tecnologia da Informação e comunicação, integrando educação,
tecnologia e cidadania promovendo assim, inclusão digital, e conseqüentemente,
social.
Desenvolvimento
Ações metodológicas propostas a serem desenvolvidas pela equipe
docente, em consonância com a comunidade escolar, buscando o cumprimento dos
objetivos propostos neste projeto:
1.
As equipes serão divididas da seguinte forma: cada turma terá um
subtema e será acompanhado e orientado pelo professor conselheiro de classe;
2.
Será proposto para cada turma, o desenvolvimento de uma meta,
conforme descriminado no diagrama a seguir;
3.
Cada equipe de trabalho terá de desenvolver um subprojeto, que
atenda às necessidades e/ou objetivos do projeto principal do tema gerador;
4.
Distribuição e preenchimento do Formulário de Planejamento
Pedagógico para a sistematização dos subprojetos de cada equipe de trabalho,
obedecendo aos prazos estipulados conforme cronograma em anexo;
5.
Será estabelecido em cronograma, o período para o
desenvolvimento das metas propostas, bem como afixada a data para a
apresentação da culminância dos trabalhos;
6.
Todas as temáticas a serem propostas, terão mecanismos de ação,
criados e disponibilizados por cada grupo, na busca de materiais e referenciais
de pesquisa para a concretização dos objetivos do projeto;
7.
As temáticas dos subprojetos serão desmembramentos do Tema
Gerador – “Construindo a escola que queremos” – um estudo de caso;
8.
Socialização dos resultados da pesquisa serão
durante
a culminância, os grupos irão compor ambientes em salas temáticas, expondo o
resultado dos projetos em consonância com os objetivos estabelecidos a
principio.
Metodologia
·
A proposta é trabalhar com os mapas conceituais.
·
Cada grupo, ao final de seu estudo, elaborará um mapa conceitual
acerca da pesquisa, conforme os conhecimentos adquiridos ao longo do estudo.
·
Respeitar as diferentes configurações familiares reveladas no
grupo de colegas.
·
Apreciar, valorizar e respeitar a diversidade cultural presente
na sociedade em que vivemos.
·
Transformar novos conhecimentos em novas atitudes e ações
concretas para que, despertando a consciência crítica, cada aluno possa ser um
multiplicador dentro de suas famílias e comunidade;
·
Valorizar a Educação para o Trânsito dentro da vida escolar, com
o objetivo de melhorar nossas atitudes evitando acidentes e preservando a vida;
Compreender a escola como espaço de convivência, tendo o respeito mútuo como um
dos princípios fundamentais da ética e do convívio democrático.
·
Reconhecer que todos merecem ser tratados com dignidade,
respeitando a singularidade de cada um.
·
Avaliar as ações humanas e as suas conseqüências na paisagem do
lugar;
·
Perceber como o lugar em que está inserida a escola reflete a
Educação sócio ambiental;
·
Explicar, sucintamente, como o projeto será desenvolvido (ações,
atividades previstas, meios de realização), detalhar como as diferentes etapas
serão implementadas e qual a inter-relação entre as mesmas, indicar os
mecanismos de acompanhamento e avaliação do projeto “Construindo a escola que
queremos”.
1.
Desempenho dos professores de forma interdisciplinar, utilizando:
Pesquisas, entrevistas, palestras, confecções
de cartazes, murais, filmes, poesias, redações, produções textuais, dramatizações
confecção de jornal, seminários, banners, mapas, HQ’s, vídeos, oficinas, debates,
roda de conversas, como auxilio na fixação dos assuntos e conteúdos abordados
estimulando opiniões.
2. Protagonismo juvenil – Neste projeto
considera-se a participação dos alunos no planejamento, na execução, na
avaliação e na apropriação dos resultados da ação.
3.
Organização de evento para:
·
Socialização de atividades desenvolvidas no
decorrer do Projeto.
·
Envolvimento da comunidade em forma de parceria
e voluntariado;
·
Ciclo de estudos entre educadores sobre os
temas.
·
Produção de vídeo pelos alunos.
O vídeo é um espaço
democrático, em que crianças e jovens de diferentes origens tem a oportunidade
de se encontrar e mostrar o que pensa e produzem. O processo de criação do
vídeo é importante para a construção do pensamento. O objetivo é trabalhar a
autoestima, é estimular os jovens a se expressar, a mostrar seu ponto de vista
de uma forma evolutiva com a utilização da ferramenta audiovisual.
Pesquisa de depoimentos
colhidos em várias fontes, preservando a identidade do usuário, se for preciso.
Resultados esperados
·
Esperamos otimização, com grande parte da participação do
alunado e da comunidade em geral;
·
A divulgação dos trabalhos deve ser ampla, pois através deles,
haverá um índice de credibilidade cada vez maior, e através dos resultados
trazer parcerias e pais para dentro da escola;
·
Melhoria das condições socioeconômicas das crianças e jovens
atendidos no respectivo projeto;
- Elevação da autoestima dos mesmos.
- Melhora na nota do IDEB da escola.
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